Muitas pessoas se perguntam sobre como ser um profissional de alta performance e o que fazer para  desenvolver habilidades técnicas ou comportamentais. Saiba mais.

Quero mostrar para você sobre uns segredos que fazem a diferença entre um profissional comum e um profissional de alta performance.

Se você estiver pensando que é: 

  •  uma coleção de certificados,
  •  inúmeras formações técnicas 
  • muito conhecimento sobre a sua área de atuação

Você vai entender de que isso não é tudo e nem o primordial.

Dentro das organizações, os profissionais acham que ser um profissional de alta performance consiste em fazer tudo rapidamente, fazer melhor que os outros, superar a todos e se posicionar como “o fodão”.

Mas, não é nada disso.

Aqui nesse post, eu vou te explicar melhor, além de mostrar como que as empresas avaliam as competências de seus funcionários periodicamente pelo seu desempenho nos resultados.

Profissional de alta performance: Hard Skills X Soft Skills


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Hard skills ou habilidades técnicas são aquelas que você aprende na sala de aula.

É o seu conhecimento técnico que facilmente é comparável com o de outro funcionário por meio de avaliações.

Soft skills são habilidades comportamentais, também chamadas de people skills (habilidade com pessoas) ou interpessoal skills (habilidades interpessoais).

Essas habilidades são difíceis de medir, pois não são tangíveis. Como medir a quantidade de proatividade, atitude, tomada de decisão, comunicação, etc.

Isso é o desejado de um profissional de alta performance na atualidade.

Este HARD dá a ideia de “dura”, ou seja tem uma forma, tem dimensão, dá para medir.  SOFT dá a ideia de “maleável ou ainda macia”.

Ou seja, não tem com medir, é algo que esteja alinhado com os valores, éticos e habilidades interpessoais de cada indivíduo.

Perceba que ambas as competências são avaliadas pelas empresas, mas o grande diferencial são as SOFT SKILLS.

São essas que deixam os profissionais perdidos ao buscar conhecimento.

Profissional de alta performance: o que é necessário aprender.

Na busca incessante em se diferenciar no mercado de trabalho, as pessoas procuram cursos de especialização técnica.

Claro que esses são importantes porque vivemos num mundo que transforma-se numa velocidade cada vez maior.

No entanto, é fundamental desenvolver HABILIDADES voltadas ao convívio e compartilhamento em equipe.

Isso quer dizer: um profissional de alta performance destacar-se pela diferença que causa no resultado de outras pessoas.

Não é ser “o fodão” sabe tudo, faz tudo, ligeirinho que só pensa em si mesmo e acaba causando nos outros o sentimento de ser mais um, de tem de “obedecer”.

E fazer aquilo que lhe mandam, ou seja, sigam o “fodão”.
O profissional de alta performance sabe elevar a importância de todos e criar um sentimento de pertencimento e a vontade de contribuir e agir nos seus pares.

Profissional de alta performance: o objetivo é treinar 

Das inúmeras empresas que temos contato e desenvolvemos treinamentos focados em capacitar com SOFT SKILLS, a maioria deseja desenvolver profissionais que tenham a habilidade de trabalhar em equipe.

Além disso, que possam evitar problemas pessoais, possuir foco em soluções e também não culpados, principalmente, por resolver conflitos, negociar, etc.

Por isso que ser um profissional de alta performance e conseguir gerenciar uma equipe para possuir uma alta capacidade de entregas é desenvolver habilidades que facilitam:

  •  integração;
  •  proatividade; 
  •  bem-estar numa equipe. 

Porque, afinal, absolutamente ninguém consegue ter resultado isolado no mundo corporativo altamente competitivo e mutável.

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