Imagina se você soubesse exatamente as características que precisa desenvolver para ser um profissional de alta performance? Aprenda nesse conteúdo como ser desejado pelas empresas.

O que vou compartilhar com você é resultado da experiência de anos trabalhando para desenvolver competências comportamentais em um profissional de alta performance.

Para ser um profissional desejado pelas empresas é necessário reunir algumas qualidades.

Algumas características que durante o profissão concretizam-se na conquista de metas por meio de uma equipe unida, motivada e altamente produtiva.

Mas, até o final deste texto vou lhe mostrar que não basta apenas conhecer essas habilidades.

É necessário transformá-las em hábitos rotineiros no seu cotidiano, pois para se cativar confiança e respeito é necessário tempo, consistência e persistência.

Aqui vou mostrar quais as cinco principais habilidades que as empresas buscam identificar e desenvolver em seus profissionais.

Primeiras características de um profissional de alta performance


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1 – SENTIMENTO DE DONO

Quem pensa como dono do negócio, assume as responsabilidades da sua função e busca soluções e não desculpas.

Essa é uma características muito marcante para um profissional de alta performance que possui atitude para contribuir independentemente do setor que faz parte.

No cotidiano do ambiente de trabalho, é muito normal a “segmentação interdepartamental”.

Esse termo bastante utilizado quando a empresa funciona como unidades independentes que não se enxergam.

 Este sentimento individualista causa grandes prejuízos para a organização, pois os departamentos se isolam e a mentalidade é “já fiz minha parte”.

As empresas lutam contra este tipo de comportamento e procuram líderes que tenham a visão sistêmica voltada ao resultado da empresa.

Ter a “Visão de Dono” é você ser engajado em contribuir, aceitar desafios e posicionar-se para visualizar ações que tragam melhorias no processo produtivo como um todo.

2 – ESTIMULAR CONFLITOS

É isso mesmo, estimular conflitos sobre uma situação problema é um características desejada para um profissional de alta performance.

Para assim, estimular os acomodados que concordam com tudo e contribuir com ideias e agregar valor para se construir soluções criativas.

É muito comum encontrarmos funcionários com a mente presa em soluções que já foram efetivas, mas que precisam de inovação.

Quando surge um líder que sabe como provocar a criatividade pode causar conflitos de pontos de vista, em um primeiro momento.

Porém uma vez alinhados, dão origem a soluções altamente efetivas.

3 – EVITAR CONFLITOS

Ter a habilidade nos relacionamentos para identificar pontos de divergências de ideias sobre o negócio.

E assim, evitar que se tornem zonas de conflitos entre pessoas.

Um ambiente onde acontecem intrigas e mal entendimentos entre pessoas tende a dar origem aos chamados cilos.

Esse é um termo muito conhecido para caracterizar situações onde indivíduos dentro dos departamentos criam grupos que compartilham da  mesma opinião.

Porém, as empresas não precisam de opiniões individuais.

Precisam de consenso com foco na MELHOR opinião que dê origem à MELHOR solução.

Mais algumas características de um profissional de alta performance

4 – HABILIDADE EM NÃO DAR FEEDBACK

FEEDBACK é como CONSELHO, se fosse bom era vendido.

O feedback  precisa estimular no outro a criatividade.

Para que seja possível elaborar uma solução sobre o problema que criou ou sobre uma situação que o RESULTADO atingido não foi o desejado.

Quem tem esta habilidade, estimula nos outros um sentimento de bem-estar e capacidade.

É uma das características mais marcantes em profissionais considerados de alta performance.

Aumentando sua auto-estima e a vontade de contribuir mais e mais, com cuidado, porém sem o medo de errar.

5 – COMUNICAÇÃO “ESPELHAR” E NÃO EMPATIA

Este negócio de se colocar no lugar do outro não funciona.

Para conseguir bons resultados, é necessário moldar-se à forma de SER do outro.

Isso significa ter a habilidade de identificar as preferências como o outro precisa ser tratado.

Para então receber de forma proativa as informações e estabelecer o consenso e os acordos.

Perceba que tudo isso requer além do conhecimento.

Necessita de um método para transformar este conhecimento em práticas efetivas que produzam resultados que sejam notados e reconhecidos.

Por isso, assistimos as empresas numa busca contínua por capacitação que realmente tragam uma nova forma de pensar e de agir. 
Para que dessa forma, transforma-se seus profissionais para em talentos “high performance” para este novo mundo de transformações aceleradas.

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