Você sabe porque um profissional acima da média nunca dá feedback? Aqui nesse post, você descobre mais sobre como conversar com as pessoas da sua equipe.

Para ser um profissional acima da média é fundamental dar feedback, certo? ERRADO.

Vou mostrar esse conceito por meio de um exemplo ilustrativo: qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando alguém chega para você e diz:

Posso te dar um feedback?”

Ou então:

Quero lhe fazer uma crítica construtiva.”

Se você pensou… “Ah, que legal, vou receber informações que vão me ajudar a ser um melhor profissional e ter melhores resultados…”

PARABÉNS, você é uma exceção. Apenas uma em 100 pessoas pensam dessa forma.

Normalmente as pessoas pensam… “Caramba, o que eu fiz de errado… Lá vem chumbo.”

Isso acontece por causa de algo chamado paradoxo do crescimento. Vou explicar isso mais adiante.

Por que um profissional acima da média NUNCA dá feedback

Ao mesmo tempo que o ser humano deseja saber o que é necessário para ser melhor, um outro sentimento surge, o chamado paradoxo do crescimento.

Surge na cabeça algo mais ou menos assim: “Porque não pensei nisso, poderia ter evitado isso”.

Isso é um sentimento automático que toma conta das pessoas quando essas são criticadas ou corrigidas ao fazerem algo.

A palavra CRÍTICA é um gatilho que ativa no inconsciente um mecanismo de proteção.

Por meio de um sentimento de proteção e reação, buscando dar desculpas e se justificar.

Sempre costumo dizer que a  CRÍTICA CONSTRUTIVA, é aquela que eu te faço e CRÍTICA NEGATIVA é aquela que você me faz.

Quando um profissional acima da média diz que vai dar um feedback ou quando um departamento é marcada uma sessão para que isso ocorra, já observei algumas reações muito estranhas.

Algumas vezes, ouvi comentários como “Lá vem a sessão de FODEBACK”. 
Ou então: “Mais uma vez, vamos ouvir historinhas”.

Um profissional acima da média estabelece sintonia

Dessa forma, o profissional acima da média, aquele considerado High Performance, tem conhecimento de que o feedback não motiva ninguém a fazer nada.

Pelo contrário, acaba causando grande mal-estar entre as pessoa. É justamente isso que as empresas procuram evitar a qualquer custo.

Quando existe mal-estar entre as pessoas, a produtividade cai. Em um movimento contrário, a proatividade em mudar ou ainda em implementar as mudanças ficam comprometidas.

Assim, caso um profissional acima da média precisa ser habilidoso em evitar que surja mau sentimento nas pessoas.

Essa é o motivo que um não dá feedback e, sim, busca estabelecer a sintonia. Faz uma sugestão proativa para despertar a criatividade para que o outro enxergue o que pode melhorar nas suas ações.

Quando isso acontece, a autoestima do outro aumenta.  Pois foi estimulado a criar a solução para algo que precisa ser melhorado ou corrigido.

Consequentemente o sentimento de bem-estar é estabelecido e este estará engajado para implementar a SUA solução.

Método WAI para profissional acima da média


profissional acima da média

O profissional High Performance utiliza o método WAI para estimular o outro a criar as suas próprias soluções, para isso estimula o outro com as perguntas:

  • WHAT – O QUE você imagina que pode ser feito para resolver isso?
  • ACTION – Pense em duas AÇÕES imediatas para resolver este problema.
  • IMPEDE – O poderá lhe IMPEDIR de implementar essas SOLUÇÕES?

Após ouvir com muita atenção às respostas, o profissional acima da média, também conhecido como High Performance pode até sugerir melhorias no que ouviu.

E assim, segue sempre oferecendo ajuda para melhorar a solução dada pelo outro, mas nunca impondo ou criticando o que ouviu.

Por último elogia a solução do outro e deixa aquela mensagem que sempre dá melhorar algo que já está bom, sempre dá para evoluir e conseguir algo melhor ainda.

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    2 replies to "NUNCA DÊ FEED BACK se você quer se destacar como um Profissional Acima da Média"

    • Avatar Leandro Bressan

      Excelente Material Eugênio. Devemos sempre trabalhar a autoestima na pessoas para que despertem sua criatividade e busquem melhores soluções e consequentemente sejam promocionais de alto desempenho.

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