Quer ser um profissional notável? Aprenda a mediar o conflito de ideias e aumente as chances de alcançar cargos mais altos na sua empresa.
Se você entrou aqui nesse conteúdo, é porque está procurando respostas para ser um profissional notável.
Aqui, vou inaugurar outra questão: você já discutiu com alguém ou se sentiu constrangido ao ver duas pessoas discutindo sobre suas opiniões?
Uma das habilidades mais apreciadas pelas empresas para qualificar um profissional como sendo HABILIDOSO, é a sua capacidade de entender pontos de vistas.
Por isso, um profissional notável consegue mediar os conflitos, as opiniões divergentes, evidenciar as convergências e estabelecer um acordo.
Aqui nesse post, eu vou ensinar o pulo do gato quando falamos sobre negociar conflitos entre duas partes.
Chama método 4E.
Profissional notável: aplique o Método 4E na sua equipe
Para resolver o impasse, você pode utilizar um método muito efetivo, que ensino muito nos treinamentos corporativos, o método 4E para a negociação de conflitos:
- Evidenciar a CAUSA da divergência;
- Esclarecer qual a razão que leva a pessoa a acreditar que a sua ideia é a melhor;
- Entender a boa intenção de cada ponto de vista. Em seguida, facilitar para que cada parte também entenda o ponto de vista do outro;
- Estabelecer o consenso, de preferência com uma solução que contenha parte das ideias de cada uma das partes conflitantes.
Na grande maioria das vezes as pessoas ficam presas nos seus MODELOS MENTAIS, ou seja, nos seus autoconceitos sobre o que é a melhor solução.
Assim, não conseguem OUVIR com atenção para ENTENDER o MOTIVO que está levando o outro a ter uma ideia contrária.
Por isso, esse método é extremamente eficaz. Vou explicar melhor como funciona e com você pode aplicá-lo no dia a dia para ser um profissional notável.
Como utilizar o método e ser um profissional notável
Agora vamos ao detalhe de como utilizar este MÉTODO… O que falar, o que estimular em cada uma das partes entre outros detalhes.
É importante que as duas partes conflitantes estejam juntas. Além disso, você precisa posicionar-se como quem está sinceramente interessado em entender os motivos.
E quem está convicto de que sua ideia é a melhor do mundo. Abaixo, fiz um passo a passo de como aplicar o método na prática.
Aplicando o “1º E” – Evidenciar
Faça perguntas:
“O que te levou a ter esta ideia?” ou ainda “Como surgiu esta ideia?”
Depois de fazer essas perguntas, peça para a própria pessoa anotar a respostas em uma folha e deixar sobre a mesa.
Em seguida, estimule-a a ler em voz alta.
Aplicando o “2º E” – Esclarecer
Faça a pergunta:
“O que te leva a acreditar que esta sua ideia é a melhor solução?”.
Da mesma forma, peça para cada um anotar a resposta na sua folha e, na sequência, ler em voz alta.
Aplicando o “3º E” – Entender
Faça a pergunta:
“O que você avalia que teremos de ganho ao implementar a sua ideia, e não a ideia do outro?”.
Novamente peça para anotar a resposta e em seguida ler.
Aplicando o “4º E” – Estabelecer o Consenso
Faça a pergunta:
“O que você vê de positivo na ideia do seu colega que poderia somar à sua, para a solução ficar melhor ainda?”
Novamente peça para anotar e em seguida ler.
Um profissional notável não emite nenhuma opinião
Aplique esses passos e seja um profissional notável na mediação de conflitos.
Este método permite resolver conflitos de ideias, no momento em que cada parte passa a enxergar o ponto de vista do outro e, ambas, propõem uma solução de consenso.
Perceba que você foi apenas um elemento facilitador para que todos pudessem ouvir um ao outro.
Isso é essencial para extrair pontos positivos além de produzirem uma solução ainda melhor do que as ideias em separado.
Lembre-se de que o cuidado que você deve tomar para ser um profissional notável é: não emita a sua opinião.
Não julgue quem está certo ou errado. Lembre-se apenas de conduzir o processo, facilite o consenso e seja NOTADO pela sua habilidade de estimular grandes soluções.
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