Aprenda a ser um profissional desejado devido a sua liderança de fato e não apenas pelo o que você diz que faz por aí. Saiba mais aqui.

Você sabe as avaliações de desempenho das empresas tem a ver com o que chamamos de “profissional desejado”?

Até mesmo aquela pesquisa de clima organizacional, realizada regularmente pelas empresas?

Na realidade, esta é a forma com que as empresas antecipam as possíveis causas de perda de produtividade, dos resultados e qualidade nas entregas das equipes.

Essa preocupação possui o intuito de:

  • Manter um bom ambiente no relacionamento entre as pessoas; 
  • Estabelecer a cooperação e bem-estar; 
  • Continuar com o “clima organizacional em alta”. 

Como nós vimos em outros artigos, nada mais influencia a performance do que problemas entre pessoas.

A avaliação de desempenho aponta o quanto o profissional desejado está engajado e performando dentro de suas atribuições e funções do cargo.

Vamos falar mais sobre isso no item a seguir:

Profissional desejado: como funciona a perda de performance

Normalmente, a perda de performance está associada ao clima organizacional.

Ou seja, aos sentimentos não declarados que existem entre o relacionamento e proatividade na colaboração entre as pessoas de uma equipe.

Quando identificada a perda de performance, a empresa deve criar programas para o desenvolvimento de competências necessárias.

Dessa forma, esse profissional desejado consegue voltar a produzir resultados.

Na realidade, todo o processo de avaliação de desempenho acaba identificando quem é o líder de fato ou o líder de papo.

Isso acontece porque o líder além de estar sendo avaliado também é envolvido no processo de avaliação do time.

Além disso, como consequência, a qualidade da sua avaliação reflete na identificação de competências que precisam ser aprimoradas para o aumento da produtividade.

Profissional desejado: líder de fato X líder de papo


profissional desejado

Na grande maioria das empresas, dentre todas as competências avaliadas no diagnóstico, as principais são as competências comportamentais.

Aquelas chamadas de soft skills, pois são elas que determinam o bom clima organizacional. E são essenciais para ser um profissional desejado.

E ainda a consequente proatividade pessoal, onde para se ter um bom desempenho é necessário desenvolver algumas competências que o cargo exige.

Um líder de fato, entende a importância de manter este clima de proatividade e engajamento da equipe para que esta produza os resultados que a empresa deseja.

Profissional desejado: características essenciais

Seguem as três características essenciais observadas no comportamento de líder de fato contrastando com as de um líder de papo:

1 – LÍDER DE FATO – Coloca foco em ser assertivo e persuasivo ao se comunicar.

     LÍDER DE PAPO – Coloca a culpa nas pessoas por não entenderem o que disse.

Ser assertivo significa checar se o outro entendeu realmente o que desejava transmitir e ser persuasivo é cuidar para que o sentimento deixado depois de uma conversa desperte no outro a vontade de agir.

E não o  mal-estar de ter sido repreendido ou recebido uma crítica.

2- LÍDER DE FATO – Contribui com a evolução das pessoas da equipe.

    LÍDER DE PAPO – Critica a falta de desempenho e muitas vezes faz ameaças.

Estar atento à evolução é perceber que a falta de desempenho tem a ver em auxiliar as pessoas a identificar se falta conhecimento ou se falta tempo.

Um profissional desejado pelas empresas consegue observar se o melhor caminho é desenvolver a habilidade ou tomar uma atitude mais assertiva em relação aos problemas dentro do time.

3 – LÍDER DE FATO – Independentemente do cargo, possui visão sistêmica proativa. 

   – LÍDER DE PAPO – Justifica que não empenha-se porque não é chefe. O líder de fato preocupa-se em contribuir e promover a proatividade com foco em resultado.

Enquanto o líder de papo apenas cumpre o básico que a função exige porque ainda não tem um cargo de gerente ou supervisor.

Para ser um líder de fato, e um profissional desejado, é primordial a atenção em SER um profissional com habilidade nos relacionamentos para contribuir com o clima organizacional.

Como também ter a proatividade de ajudar a equipe a desempenhar suas funções com tranquilidade e proatividade.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e baixe meu eBook com dicas, sacadas e informações de como se tornar um profissional de alta performance e muito sucesso.


Leave a Reply

Your email address will not be published.