Saiba quais são os principais desafios da gestão da carreira profissional e como resolvê-los rapidamente.

Quero compartilhar com você os cinco desafios da gestão da carreira.

Este conteúdo foi apresentado em um treinamento para um grupo de profissionais de recursos humanos de uma grande empresa.

Neste encontro, alertei para as consequências do desafio na retenção de talentos devido à falta de planos de carreiras.

Um planejamento valorize os resultados do profissional ativo e proativo. E não aposição dentro de um organograma.

Sempre existe a procura pelo profissional inovador, protagonista de mudanças que contribua para a redução de custos e aumento de qualidade.

E cada vez mais aumenta a preocupação em valorizar para reter esses talentos.

Desafios da gestão da carreira: faça a sua e seja diferenciado


desafios da gestão de carreira

Vou compartilhar com você algumas dicas preciosas.

Seguido-as, você conseguirá sair na frente e superar os desafios da gestão da carreira profissional.

Projetando-se para o mercado como um profissional de vanguarda.

Faça isso enquanto as empresas buscam reorganizar seus procedimentos de avaliação e planos de carreira.

Desafio 01: Facilite Sua Contratação

Quando uma empresa contrata, deseja solucionar uma necessidade interna. Tenha em mente de que não está querendo dar emprego, mas sim, contratar o seu trabalho.

Você precisa mostrar exatamente isso, qual seu talento para ajudar quem está te contratando.

Todos os currículos são padrões.  Dados pessoais, formação, cursos, experiência profissional dentre outros itens que todos conhecemos.

Perguntei para várias analistas e percebi que apreciam currículos diretos que apresentam rapidamente COMO o candidato pode suprir o que estão procurando.

É preciso ser diferente, INOVE, cause um impacto na primeira página informando:

  • Atividades que você já desenvolveu associadas ao cargo pretendido;
  • Como você pode contribuir com a empresa;
  • Caso não tenha experiência, mostre sua disposição em aprender e contribuir;
  • Declare sua habilidade em enriquecer a equipe, aprender e evitar conflitos.

Lembre-se, mostre que você é uma SOLUÇÃO.

Depois dessa primeira página, você até pode colocar todas as informações   padrões de um currículo normal.

Esse é um dos desafios da gestão da carreira profissional mas com essa dica, esse obstáculo seja ultrapassado facilmente.

Desafio 02: Não Ser a Causa da Sua Demissão

As empresas desejam desenvolver e manter seus talentos, pessoas que entendem do negócio e que sejam produtivas nas suas entregas.

Então por que as empresas demitem? Quando você passa a ser a causa de perdas.

Pesquisas realizadas por empresas de Head Hunter e RH, descobriram que problemas comportamentais são os principais fatores de demissões.

A dificuldade de contribuir com a equipe, ser proativo, ouvir e desprender-se de seus autoconceitos são alguns fatores.

Por isso, coloque seus pontos de vistas com foco em solução dos problemas da empresa e, não, na defesa de seus interesses.

Apontados como causas da perda de tempo e indisposição entre pessoas, o que reflete na perda de produtividade e prejuízos para a empresa.

Desafio 03: Conquistar Admiração e Respeito

Percebo claramente nas equipes que o profissional admirado e respeitado nem sempre é aquele com maior experiência técnica ou que tem um cargo mais elevado.

Admiração é o RESULTADO das boas experiências do convívio diário.

 Por isso, seja hábil em auxiliar a equipe em preservar o bem-estar e produtividade.

Respeito vem pelo o quanto você realiza e se predispõe em ajudar os outros a realizar.

Contribua para o sucesso do outro, pois a soma do sucesso de todos é que resulta no sucesso da empresa e supere desafios da gestão da carreira.

Desafio 04: Procurar Jogar No Lugar Certo

Como seria o Neymar no gol e o Cássio no ataque?

Os RHs estratégicos buscam fazer avaliações de desempenho da performance dos funcionários e sobre sua adequação ao cargo.

Por isso, se você perceber que tem maior habilidade para outras atividades e sente que poderá contribuir em outra atividade, procure demonstrar seu interesse.

Esteja atento às oportunidades que surgem, mostre como você pode contribuir.

Para isso, prepare-se na arte de se comunicar, persuadir e negociar oportunidades.

Desafio 05: Estar Sempre Atento às Inovações

Os RHs estão buscando novas formas para o PLANO DE CARREIRA dentro das organizações.

O antigo método de promoções a cargos hierárquicos de gerenciamento de atividades tende a dar lugar para outros métodos.

Aqueles que reconheçam o profissional que apresenta habilidade gerencial associada à habilidade protagonista de inovação e gestão de pessoas.

Portanto, esteja atento em aproveitar as oportunidades, sugira inovações tanto de melhoria de processos e clima organizacional.

Contribua para aumentar produtividade com pessoas ativas e proativas buscando RESULTADOS.

E supere um dos principais desafios da gestão da carreira.

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