Já é senso comum que para ter uma carreira promissora é fundamental ter habilidades de liderança. Agora, você sabe a diferença entre o ‘Gerente Líder’ e o ‘Gerente Chefe’?

Se numa entrevista lhe perguntassem, você gostaria de ser um chefe ou ser um líder? O que responderia?

Qual dessas respostas te daria a chance de conseguir o emprego?

Aqui nesse post, vamos conversar sobre:

  • qual a carreira mais promissora;
  • decidir o que faz mais sentido para a sua vida;
  • ser um gerente líder ou um gerente chefe;
  • dica de ouro para você ser visto e promovido dentro da sua empresa. 

Vamos lá?

Qual a carreira mais promissora: gerente líder ou gerente chefe?

Antes de entrar a fundo na questão, vou te dar uma dica valiosíssima.

Na hora de entrar numa empresa ou ser visto e ser promovido, é importante agir como se fosse um líder e não como se fosse um chefe.

Isso significa que não é hora de fazer teatrinho com a informação. É saber diferenciar quais os  comportamentos necessários para ser um LÍDER e não um CHEFE.

Como assim?  Fique tranquilo, vou explicar melhor.

Na hora de decidir qual é a carreira mais promissora, é fundamental entender o que significa esses termos para um profissional de RH. 

Saber isso, mostra que você tem o conhecimento que as empresas procuram.

Segundo Norman Schwarzkopf, um dos generais mais respeitados dos Estados Unidos, “o LÍDER tem a habilidade de fazer com que as pessoas façam muito mais do que imaginam que consigam”.

Se você vai ser um líder, vai conseguir unir sua equipe e construir grandes resultados. Por isso, coloque-se sempre como pertencente ao todo, usando expressões como “nossa equipe” e “nosso time”. 

Evite usar termos com “minha equipe”.

A carreira mais promissora: seja um líder


carreira-promissora-seja-um-lider

Como ser um líder?

Começa percebendo quando um membro deste time não está bem e perdeu produtividade.  Quando consegue manter um diálogo franco e ajudar na identificação da causa e resolver o problema.

Você pode ser um líder sem a necessidade de estar ocupando um cargo ou uma posição hierárquica elevada numa organização.

Você tem que começar a desenvolver os três comportamentos essenciais:

  1. Nunca deixe seu mau humor afetar os relacionamentos no trabalho. Se não estiver bem, evite discussões e decisões crítica, diga que vai pensar;
  2. Contribua com as pessoas da sua equipe oferecendo ajuda, interessando pelos seus problemas;
  3. Converse e esclareça mal entendimentos, não entre em conflito com pessoas, mas questione quando não concordar com algum ponto de vista.

Afinal é muito diferente REAGIR e dizer “Não concordo” do que dizer “Deixa eu entender melhor, me conta o que te levou a essa conclusão?”

A carreira é a mais promissora: nunca seja apenas um chefe

Então porque NUNCA dizer que você quer ser um CHEFE?

Enquanto as pessoas seguem um líder porque querem, porque veem nele um exemplo de resultados que também gostariam de ter, um CHEFE, as pessoas seguem porque têm medo, sentem-se obrigadas.

Colocando empenho em desenvolver as habilidades comportamentais que eu lhe contei, você vai SER e AGIR como um líder e a consequência disso, será o reconhecimento que virá.

Ter o cargo e o título de gerente líder será apenas a consequência de quem você se tornou, ou seja, um líder.

O profissional que não tem as habilidades de um líder e chega a gerente, acaba sendo taxado como o gerente intransigente e autoritário.

Com certeza, a vida de um gerente chefe nunca será nada agradável na frente de uma equipe.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui para baixar meu e-book com dicas, sacadas e informações de como se tornar um profissional de alta performance e muito sucesso.


Leave a Reply

Your email address will not be published.