Saiba como liderar sua equipe, reter talentos e manter a motivação elevada da sua equipe aqui nesse conteúdo! Siga essas dicas!
Como liderar sua equipe a ponto de reter os melhores talentos na sua empresa?
Quem é empresário sente na pele os obstáculos do empreendedorismo como crises econômicas, diminuição do faturamento, alta rotatividade dos funcionários e perda de talentos promissores.
A maioria das pessoas em cargos de liderança já passaram pela frustração de preparar alguém para determinada função e, de repente, ser surpreendido por um pedido de demissão.
Sob a justificativa de que o novo lugar vai oferecer oportunidades de crescimento maiores. Então você fica com aquela cara de paisagem, pensando nos motivos que fizeram a pessoa aceitar outro emprego.
Sem ao menos falar com você antes ou reavaliar.
Sim, são nesses momentos em que temos que separar nosso lado emocional.
Deixar de lado o pessoal para entender os motivos que levaram aquele profissional a preferir um lugar estranho a um onde já existe um vínculo de relacionamento.
Aqui nesse post, eu vou conversar com você sobre como diminuir a rotatividade dos talentos na sua equipe.
Como liderar sua equipe? Descubra como reter talentos
O que vou te falar agora é fruto da experiência de 20 anos como consultor em grandes equipes de grandes multinacionais. Vamos começar com a seguinte reflexão:
Pensa bem… será que se este funcionário estivesse satisfeito e feliz com seu trabalho, pediria para sair?
É importante entender que o funcionário é um ser humano que tem seus desejos de crescimento, expansão profissional, ganhos maiores, e como você, tem seus sonhos a serem realizados.
Quem não gostaria de dar melhores condições de vida, lazer e bem-estar para a própria família?
Quero convidar você a refletir sobre três pontos essenciais e imaginar-se como um líder diante da sua equipe.
Depois, note a reação de cada um quando você estiver colocando em prática os itens que vou detalhar no próximo item.
Como liderar sua equipe em três passos simples:
1 – Trate o seu funcionário como seu maior patrimônio
Muitos dizem que o CLIENTE é o maior patrimônio de uma empresa. Isso JÁ ERA!
Os tempos mudaram e o cliente é altamente influenciável pelas mídias sociais. Dessa forma, uma empresa não pode perder a oportunidade de reter o cliente e torná-lo cativo.
Tenha em mente de que o funcionário é mais importante do que qualquer cliente, porque se ele não estiver bem, não conseguirá tratar bem os consumidores e eles desaparecerão.
Pense por alguns minutos: você trata seus funcionários como pessoas importantes pelos ganhos da sua empresa?
Imagina que todos pedissem demissão ao mesmo tempo…
- O que aconteceria com o seu faturamento?
- Quanto tempo demoraria para treinar uma nova equipe?
- Quanto tempo levaria para a sua empresa se recuperar?
2 – Elogie perante a equipe e oriente em particular
Você conhece alguém que gosta de ser criticado mesmo que a crítica seja “construtiva”?
Você lembra quando alguém falou que ia lhe fazer uma crítica construtiva ou lhe dar um feedback? Como você se sentiu? Feliz?
3 – Desenvolva as habilidades comportamentais nos seus funcionári
Você sabia que o mau atendimento é a principal causa da perda de clientes? Você já foi mal atendido como cliente? Qual o sentimento que isso causou em você? A experiência foi boa? Você voltaria a comprar neste estabelecimento?
Alguns empresários pensam… vou investir e daqui a pouco o funcionário me deixa na mão.
O problema é se ele não pedir demissão e continuar trabalhando e detonando os clientes, quanto dinheiro a empresa irá perder?
Como liderar sua equipe? Orientações finais
Quando você desenvolve as habilidades de relacionamento, comunicação assertiva, carisma pessoal, gentileza no atendimento, foco no cliente, etc…
As pessoas passam a tratar tanto os clientes externos como os clientes internos.
Seus parceiros de trabalho sabendo que o resultado será muito maior quando todos estiverem em sintonia e pensando como dono.
A visão dos funcionários muda e passa a enxergar que o resultado do negócio é que mantém suas famílias e possibilita segurança e garantia de seus empregos.
E a oportunidade de crescer profissionalmente.
É dessa forma que grandes multinacionais desenvolvem suas equipes, motivando-as e engajando e dificilmente perdem essa pessoas para a concorrência.
Pois aprenderam a valorizar as pessoas e o resultado é um time dedicado e comprometido.
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