Quer saber como evitar ser demitido por falta de uma habilidade fundamental? Esse post vai te mostrar algumas diretrizes básicas de como “blindar” a sua carreira contra um dos comportamentos que mais causa demissões.

Precisamos falar sobre como a falta de uma habilidade básica pode estar comprometendo a segurança do seu emprego.

Essa habilidade é uma das qualidades mais buscadas pelas empresas hoje, seja para contratar ou para promover e inclusive, ela pode te trazer reconhecimento através de um aumento de salário.

Agora, me diz uma coisa:

Você já trabalhou com alguém mal humorado?

Nesse caso, pense um pouco em como fica a sua performance nesse ambiente.

Pense um pouco em como fica o ânimo das pessoas que compartilham esse local de trabalho. Que compartilham o mesmo tempo e enfrentam os mesmos desafios.

Agora, cá entre nós, quem gosta de conviver com alguém inconveniente?

Quem gosta de conviver com uma pessoa “pé no saco”?

Aqui nesse post, vamos falar sobre como desenvolver a habilidade de se dar bem com todas as pessoas de uma equipe, mantendo a sintonia e a produtividade.

Essa habilidade te deixará longe de ser a bola da vez para uma demissão. Ou aquelas situações que a empresa diz que está reduzindo o quadro porque o mercado está difícil…

E para isso, quero compartilhar com você quais são as três principais causas que podem te levar a ser mal visto dentro de uma organização. E como eliminar essa situação.

Relacionamento no trabalho: isso vai fortalecer ou destruir a produtividade da equipe


relacionamento no trabalho

Agora eu te pergunto, você é colaborador ou líder?  Trabalha em pequeno negócio ou em uma média empresa?

Independentemente da resposta, lembre-se de que toda empresa tem um mau humorado para chamar de seu.

Analise a situação e pense melhor: será que o mal humorado gosta de ser mal humorado?

Então, coloque-se no lugar da outra pessoa e pense: “O que pode estar causando esse comportamento?”

Depois, reflita como isso pode estar tirando a capacidade de “high performance” da sua equipe.

Ainda existe a possibilidade de que você seja o mal humorado.

Já pensou nisso?

Caso perceba isso, te pergunto: Quais são os fatores e influências podem estar te deixando com esse humor?

Ou ainda, o que pode estar te impedindo de desfocar dos problemas que as pessoas ficam reclamando a todo o momento e focar na solução?

Agora, vamos conversar sobre as maiores causas de problemas de relacionamento no trabalho e como evitar esse “clima de mau humor”.

Relacionamento no trabalho: descobrindo as causas

Causa 01: Não saber lidar com o “Gerente CHEFE”

A má preparação de um gestor que age como um CHEFE e não como um LÍDER pode te levar a sentir-se menosprezado, insuficiente e insignificante para a equipe.

Como reação natural do comportamento humano, seu EGO o leva a se tornar agressivo numa tentativa de chamar a atenção.

Nesse caso, perceba que o desespero inconsciente para sentir-se notado será a principal causa para tornar-se dispensável.

Logo a solução para melhorar o relacionamento no trabalho é não ser influenciado por gestor que não tenha habilidade em agregar a equipe e de manter as pessoas proativas e produtivas.

Pode ter certeza que mais cedo ou mais tarde, este CHEFE não suportará a carga da responsabilidade.

Agora, se você é empresário, muito cuidado com gestores que colocará à frente das suas equipes.

Verifique se eles realmente têm a competência na gestão do trabalho, na produtividade e no bem-estar de todos.

Se o gestor for apenas um gerente que entende de processos e métodos produtivos, pode ter certeza de que essa pode ser a causa de desânimo de um time.

Nos dias de hoje, uma empresa dificilmente sobreviverá por muito tempo com gestores que não tenham habilidade com pessoas.

Causa 02: Falta de equilíbrio entre pessoal e profissional

As empresas desejam e precisam de pessoas proativas, aquelas pessoas que contribuem com soluções e não apenas com problemas com o tal de MI MI MI causado por um EGO ferido.

Que empresário não gostaria de ter uma equipe coesa, uma equipe HIGH PERFORMANCE, uma equipe focada em SOLUÇÕES e não em DESCULPAS?

Por isso meu amigo, se você deseja não estar na fila dos possíveis demitidos na próxima limpa que a empresa fará, pare de reclamar e comece a inovar, a buscar soluções e a ser proativo.

Pensa em alguém que vive reclamando e lamentando, alguém que só vê problemas em tudo e não contribui com nada. A pergunta é, se você for um empregador, gostaria de ter essa pessoa na sua equipe?

Por isso, para sanar a causa do seu mau humor, busque um equilíbrio entre o seu lado profissional e o seu lado pessoal.

Lembre-se de buscar harmonia nos seus relacionamento com seus filhos, seu cônjuge e com todos que convivem com você.

Causa 03: Não tratar as pessoas como elas gostariam de ser tratadas

É fundamental desenvolver a sua habilidade em lidar com pessoas diferentes do seu perfil de comportamento.

Como também é importante ressaltar que essas mesmas pessoas possuem preferências diferentes nos relacionamentos.

Umas gostam que você seja mais direto na comunicação enquanto outras gostam que você seja mais detalhista.

Enquanto outras gostam que você seja mais amigável, amável na forma de falar, até gostam de abraços e comprimentos mais calorosos.

Também existem aqueles que têm mais afinidade, são mais diretos e são insensíveis com os problemas dos outros.

Saber identificar como as pessoas gostam de ser tratadas nos relacionamentos lhe dará uma vantagem enorme.

Como você se dá bem com todo mundo, dificilmente será  alvo de alguém que entrará na fila da redução de pessoas de uma empresa.

Para finalizar, importante ressaltar que relacionamento no trabalho é disposição em ajudar.

Com certeza você já passou pela experiência de ter um gerente e muitas vezes o verdadeiro líder, é justamente aquele que motiva.

Ou ter um elemento na sua equipe que possua sensibilidade em contribuir e ajudar para que todos estejam bem e dispostos para o trabalho. Pense nisso. 

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