Você sabe como fazer um bom planejamento e gestão de carreira? Conheça algumas dicas essenciais de como gerenciar a sua trajetória profissional!

Vou compartilhar com você informações preciosas sobre a importância do planejamento e gestão de carreira.

O foco aqui será atender aos critérios que levam as empresas a decidirem por uma nova contratação. Ou por uma promoção de cargo dentro do seu quadro de funcionários.

Você sabia que as avaliações feitas no processo de recrutamento e seleção é muito parecida com o processo para assessment? 

Ou seja, avaliação e escolha interna de talentos para terem promoção para outros cargos?

Vamos conversar mais sobre isso no próximo tópico!

Planejamento e gestão de carreira: consiga sua promoção


planejamento-e-gestao-de-carreira

Uma promoção nada mais é do que uma contratação interna.

É uma avaliação de competências necessárias para um funcionário da própria empresa ser CONTRATADO para um novo cargo.

Obviamente será um cargo que trará evolução na carreira deste funcionário.

Se até hoje você vem passando por uma maratona de entrevistas para trabalho ou então já desanimou na espera de uma promoção que nunca acontece.

Calma.

Chegou o momento de começar a entender o que tem de ser feito para mudar isso.

A ocupação de uma `VAGA` é definida pela função e competências necessárias que o candidato deverá apresentar para exercer suas atividades.

Bom, vamos aos três pontos determinantes do planejamento e gestão de carreira a seguir.

Esses pontos serão fundamentais.

Ou seja, as ações necessárias para você conquistar e ter ascensão na função adequada para lhe trazer satisfação profissional.

Planejamento e gestão de carreira: 03 pontos fundamentais

1 – O Que São Competências?

Competência nada mais é do que o alinhamento entre o conhecimento sobre O QUE FAZER, a DESTREZA em SABER FAZER com a atitude de QUERER FAZER com agilidade e qualidade.

Dessa forma, o profissional irá cumprir suas atividades com excelência e entregar os RESULTADOS definidos para seu cargo.

2 – O Que São Competências?

Existem três classes de competências; TÉCNICAS, ESTRATÉGICAS e COMPORTAMENTAIS.

Para cargos OPERACIONAIS, você deve se capacitar ou mostrar suas experiências onde exerceu suas COMPETÊNCIAS TÉCNICAS relativas ao cargo.

Para cargos de DIRETORIA, as COMPETÊNCIAS estratégicas sobre visão de mercado, direcionamento do planejamento estratégico e ações internas serão as avaliadas.

Para cargos de Gestão Interna como Supervisor ou Gerente, é necessário um bom conhecimento TÉCNICO sobre a função e a visão dos caminhos que a empresa está seguindo.

Perceba pelo gráfico acima, que as competências comportamentais, independentemente do cargo, são fator determinante da decisão da empresa para a promoção ou contratação. 

3- Foco nas Competências Comportamentais

Ter competência comportamental oferece a habilidade de relacionar-se bem e a capacidade de focar em resultados, evitando conflitos e mal-estar com pessoas.

Isso é fundamental, pois todo mal-estar causará a perda de produtividade. E isso é tudo o que uma empresa NÃO DESEJA.

Daí a importância em ter habilidades voltadas aos relacionamentos com outras pessoas para:

  • adaptar-se facilmente a uma equipe;
  • evitar conflitos;
  • buscar o entendimento;
  • negociar ideias
  • ter uma comunicação assertiva;
  • saber como evitar o estresse por meio da agilidade emocional.

Nos cursos que ministro para empresários sobre RECRUTAMENTO EFETIVO, percebo algo.

Cada vez mais o elemento decisor da escolha entre dois profissionais competentes tecnicamente, é o seu diferencial de COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS.

Logo, quando for fazer o planejamento e gestão de carreira, defina especificamente qual o CARGO que você deseja.

Depois, quais as habilidades necessárias para a CLASSE DE COMPETÊNCIA que este cargo exige.

No entanto,  lembre-se de desenvolver o que será o fator CHAVE para o planejamento e gestão de carreira: as COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS.

Quer saber mais sobre competências comportamentais? Clique aqui e Baixe agora meu ebook gratuitamente! Nele você conhece a fundo quais são as dez habilidades procuradas pelas empresas!



Leave a Reply

Your email address will not be published.